Mapas de Susceptibilidade à Perda de Recarga dos Aquíferos (PRA) de 2022 da Bacia Córrego do Capetinga (FAL/UnB)

Os Mapas de Susceptibilidade à Perda de Recarga dos Aquíferos (PRA), referentes à época de seca (de maio a setembro) e à época de chuva (de outubro a abril) de 2022, foram obtidos por meio da aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP), utilizando os mapas intermediários apresentados em Mapas da Região.

Esses mapas destacam as zonas mais aptas e as inaptas para o fenômeno de recarga de aquíferos. A metodologia completa está detalhada na dissertação de mestrado submetida ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, em 2023, pelo autor Matheus Lima de Barros. A dissertação, intitulada “Integração do BIM Geotécnico e GIS para Avaliação de Áreas de Recarga de Aquíferos no Contexto de Cidades Inteligentes”, descreve minuciosamente o processo. Além disso, o Artigo do Projeto, que está em fase de aprovação, também aborda a metodologia adotada com ênfase, nessa descrição dos períodos de seca e chuva.

Nos mapas a seguir, a cor vermelha indica que a área possui alta susceptibilidade para perda de recarga de aquífero (PRA), caso ocorra ocupação ou mudança das condições existentes. Por outro lado, a cor verde indica uma área com baixa susceptibilidade para a perda de recarga, ou seja, uma área em que mudanças nas condições de uso e cobertura têm baixo impacto no fenômeno da recarga.

Mapas de Susceptibilidade à PRA de 2022 da Época Chuvosa

Mapas de Susceptibilidade à PRA de 2022 da Época de Seca

Mapeamento Geotécnico para identificação de Zonas de Recarga de Aquíferos

Nesta Pesquisa foi desenvolvida uma metodologia para identificação das possíveis zonas de recarga de aquíferos por meio da concatenação dos resultados laboratoriais das propriedades geotécnicas e hidráulicas e com a espacialização dos dados, obtendo assim, a estratigrafia 3D da área de estudo, Bacia do Córrego Capetinga em Brasília (DF).
Estudo realizado pelo aluno de Engenharia Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Eduardo Ferreira De Souza Hipólito, sob orientação do Prof. André Luís Brasil Cavalcante (D.SC), coorientação de Katherin Rocio Cano Bezerra da Costa (M.Sc) e Mariana dos Santos Diniz (M.Sc) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/2023)

Cálculo de Recarga de Aquíferos pelo Método da Variação do Nível de Água (NA)

Nesta pesquisa foi estudado o coeficiente de rendimento específico que é um parâmetro necessário para prever a variação de recarga pelo Método da Variação do Nível de Água (NA) em aquíferos não confinados considerando um regime transiente. Para isso, utilizou-se os dados da Bacia do Córrego Capetinga em Brasília - DF, considerando um evento de precipitação de 30 minutos.
Pesquisa realizada pela aluna de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), Anna Luíza Medeiros Corrêa da Silva, sob orientação do Prof. André Luís Brasil Cavalcante (D.SC) e coorientação de Matheus Marques Martins (M.Sc) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/ 2023)

© Copyright Geofluxo. All Rights Reserved
Developed by Geofluxo/GeoPARLARe
E-mail: grupo.geofluxo@gmail.com