Instrumentação, IoT e Campo

Na área piloto da FAL-UnB, os pesquisadores do GeoPARLARe realizaram a instalação de sensores em três poços de monitoramento: PM3, PM4 e PM7. Foram instalados 3 sensores de coluna de água (um para cada poço), 1 pluviômetro registro dos eventos de chuva na região e 1 sensor de umidade do solo.

Equipados com dataloggers para transmissão de dados em tempo real, os sensores registram medidas a cada 5 minutos, proporcionando análises detalhadas da distribuição dos valores. Os dados são enviados diretamente para a plataforma ZENTRA Cloud, fornecida pela METER Group, possibilitando acesso instantâneo e de fácil interpretação.

Explore abaixo os dados históricos ou em tempo real do monitoramento de campo na área do Córrego Capetinga na FAL-UnB!

Conversão da altura de Coluna de água em profundidade do Nível da Água (NA)

Para conversão da altura de coluna de água em profundidade do nível de água, é preciso que sejam consideradas as profundidades de instalação de cada um dos sensores. Uma vez que, a coluna de água, refere-se a altura de água que está acima do sensor. Assim, caso a água esteja abaixo do sensor, esta medida será nula, desse modo apenas podemos afirmar que o NA está abaixo da profundidade de monitoramento, vide exemplo apresentado na figura.

capes logo

Portanto, para conversão basta que se tenha conhecimento da profundidade de cada sensor, que está apresentado na tabela abaixo:

Poço de
Monitoramento
Profundidade
Total do Poço (m)
Profundidade
do Sensor (m)
PM316,0015,70
PM44,704,20
PM77,006,85

Medidas em tempo real

Fonte dos dados: Zentra Cloud

© Copyright Geofluxo. All Rights Reserved
Developed by Geofluxo/GeoPARLARe
E-mail: grupo.geofluxo@gmail.com